Introdução à plataforma Arduino

1 – Objetivo

Promover um ambiente de aprendizagem colaborativa onde os participantes poderão desenvolver projetos eletrônicos baseados em uma plataforma de hardware e software simples de usar.

2 – Pré-Requisitos

  • saber operar  um computador pessoal (acessar a internet, baixar e instalar programas), não sendo necessário nenhum conhecimento em eletrônica.
  • desejável possuir uma placa compatível com Arduino Duemilaenove ou Uno e alguns componentes eletrônicos.

3 – Descrição

Curso teórico-prático que permitirá aos participantes ao final do evento:

  • conhecer  a plataforma Arduino;
  • conhecer elementos básicos de eletricidade/eletrônica;
  • identificar alguns componentes eletrônicos e respectivas funções;
  • ler e interpretar esquemas com circuitos eletrônicos;
  • montar os circuitos, integrando-os a plataforma Arduino;
  • criar programas para a plataforma Arduino.

Este curso, totalmente gratuito,  é ofertado via Internet e está dividido em quatro módulos. O participante poderá acessar o conteúdo a qualquer dia e hora até o final da oferta. O curso será veiculado através de arquivos .pdfs e vídeos. Ao final de cada módulo será apresentado uma ou mais atividades com o intuito de aferir o conhecimento.

4 – Conteúdo Programático

  • Introdução ao Arduino
    • O que é o Arduino?
    • Preparando o ambiente de programação Arduino
    • Testando a placa Arduino
  • Noções de Eletrônica Básica
    • Corrente, Tensão e Resistência
    • Corrente Contínua x Corrente Alternada
    • Resistência
  • Atividades
    • Atividade 1 – Acendendo um LED
      Resistor
      LED
      O resistor como limitador de corrente
      Estrutura de um sketch
      setup()
      loop()
      Comentários
      digitalWrite()
    • Atividade 2 – Pisca LED
      Variáveis
      int
      delay()
    • Atividade 3 – Controle de Luminosidade de LEDs
      for()
      Operadores
      analogWrite()
    • Atividade 4 – Ligando/Desligando um LED através de uma chave
      Chave Táctil
      digitalRead()
      if()
      Resistores pull-up / pull-down
    • Atividade 5   – Controle de luminosidade de LED com LDR
      LDR
      float
      analogRead()
    • Atividade 6 – Simulando um semáforo
    • Atividade 7 – Medindo Temperaturas com NTC
      NTC
      #include
      double
      Function
      log()
      Serial

5 – Material necessário para realizar as atividades práticas (quantidade mínima)

  • um Arduino compatível com a versão Duemilanove ou Uno
  • um cabo USB do tipo A / B
  • uma breadboard/protoboard pequena
  • diversos fios jumpers
  • cinco resistores de 220 ohms
  • um resistor de 10K ohms
  • um resistor de 100K ohms
  • um NTC 10K ohms
  • um LDR
  • dois LEDs verdes (qualquer tamanho)
  • dois LEDs vermelhos (qualquer tamanho)
  • um LED amarelo (qualquer tamanho)
  • uma chave táctil

Acesso ao Módulos