Apresentação

Sejam todos bem-vindos  ao curso Introdução à plataforma Arduino.

Antes de iniciarmos o curso, selecionamos alguns vídeos para os que estão entrando no universo Arduino. Existem milhares de vídeos de hobistas usando o Arduino. Os que selecionamos não indicam os melhores ou os projetos mais inovadores. São simples do ponto de vista construtivo, feitos com materiais acessíveis ou disponíveis na forma de kits.

No final desta página temos uma atividade proposta, mas antes vamos à diversão!

Começaremos por este,  “obrigatório”  a todos interessados nesta plataforma. É um documentário realizado em 2010 e produzido pelo LABoral Centro de Arte y Creación Industrial, onde os membros da equipe Arduino, entre outros,  falam sobre o início do projeto e sua evolução. Este documentário é altamente inspirador! Não deixe de vê-lo.

Resumidamente, Massimo Banzi comenta sobre o início do projeto Arduino, ano de 2005 no Interaction Design Institute – Ivrea*,  no qual procuravam uma alternativa moderna e barata comparada ao que existia na época – o Basic Stamp da Parallax. O custo do Basic Stamp, na Itália, era por volta de U$100,00. Esta procura levou ao desenvolvimento do Arduino. Uma plataforma simples, barata e fácil de usar.

O projeto Arduino aplica o conceito open source hardware ou hardware livre. Hardware livre é uma iniciativa onde os projetos, diagramas e circuitos são oferecidos de forma gratuíta e livre, isento de patentes ou direitos autorais. Você pode copiá-los, modificá-los, transformá-los em produtos e vendê-los ou devolvê-los à comunidade com o mesmo espírito livre.

* este centro não está mais em atividade.

Arduino The Documentary (2010) English HD from gnd on Vimeo.


Outros vídeos

Quadcopter

Led Cube

Little Drum Machine

Biped Robot

Atividade

Bom, agora é hora de “trabalhar”. Você que possui um notebook, laptop ou um desktop, sabe que o “motor” que faz o seu computador funcionar e deixar você executar uma aplicação de “última geração” é o microprocessador, não é? No Arduino e seus compatíveis o “motor” é o microcontrolador. Então, qual é a diferença ou diferenças entre um microprocessador e um microcontrolador?  Faça uma pesquisa na Internet sobre a questão acima e responda a pergunta abaixo, selecionando a alternativa correta.

Módulo Apresentação

Próximos Módulos