Módulo 1

Linguagem Arduino I – Módulo 1

Neste primeiro módulo vamos rever e estender alguns conceitos sobre a estrutura de um programa na linguagem Arduino e estudar o que são e para que servem variáveis.

Primeiramente, façam o download do material completo (apostila e sketches) clicando aqui ou pelo menu Recursos, Downloads.

Atividade

Uma pergunta recorrente no curso Introdução à plataforma Arduino era como otimizar o código de tal forma a ocupar menos bytes na memória. Sabemos que um microcontrolador, diferente de um computador pessoal por exemplo, possui uma quantidade de memória “muito pequena” para nossos programas.  Há muitas formas de otimizar um código, como por exemplo: a técnica (algoritmo) utilizado e o conhecimento e a experiência com a linguagem. Um ponto importante a lembrar são os comentários dentro do sketch. Estes são ignorados durante a compilação e portanto não ocupam espaço na memória.

Vamos explorar as possibilidades da linguagem?!

1) façam modificações  de forma que o sketch ocupe menos espaço na memória – enviem para  suporte@eaduino.com.br (leia o tópico  2.4 Tipos de Dados  da apostila deste curso)


int pinoPOT = 0;
float tensaoLida = 0;
long saidaPWM = 0;

void setup()
{
  pinMode(pinoPOT, INPUT);
  Serial.begin(9600);
  delay(1000);
}

void loop()
{
  // valor lido sera entre 0 e 1023, cada unidade corresponde a 0.0048828125 volts
  // ou arredondando: 0.0049
  tensaoLida = analogRead( pinoPOT ) * 0.0049;
  Serial.print( tensaoLida );
  Serial.println( " volts.");
  delay(200);
}