Introdução a Linguagem C

Apresentação

Bem-vindo(a) ao curso introdutório de Linguagem C. O objetivo é dar uma pequena contribuição a pessoas que estão dando os primeiros passos em linguagens de programação.

Em cursos técnicos do ensino médio e superior é difícil encontrar um aluno que não tenha pelo menos ouvido falar na linguagem C e provavelmente disputa com Java, Perl, PHP e Python, o título de preferida. A empresa holandesa TIOBE Software publica mensalmente uma tabela com as linguagens mais populares (https://www.tiobe.com/tiobe-index/).

No universo da programação vale a máxima: “A melhor linguagem de programação é a que você conhece!“. Então, não entraremos em briga de torcida 😉  . Muitos acham esta linguagem difícil, porém se você já faz alguns experimentos com a plataforma Arduino vai encontrar muitas semelhanças e não poderia ser diferente, não é?! A linguagem Arduino é um conjunto de funções em linguagem C e C++.

Este curso não está focado em um sistema operacional específico, apesar de utilizarmos o ambiente Microsoft Windows.

Bom, como não conseguimos ficar sem falar em  Arduino  🙂 , na última aula desenvolveremos um pequeno utilitário para auxiliar a documentação de sketches.

Introdução

C é uma linguagem de programação de propósito geral, criada em 1972, por Dennis Ritchie na empresa AT&T (Bell Labs).

Dissemos que a linguagem C é uma linguagem de propósito geral. Entende-se por propósito geral, linguagens que atendem uma ampla gama de propósitos. C é usada para desenvolvimento de utilitários para áudio, vídeo, jogos, sistemas comerciais, etc.

Existem também  linguagens de programação que  são projetadas especialmente para atender uma necessidade específica, conhecida por DSL (Domain Specific Language – linguagem específica de domínio). Por exemplo: a linguagem Arduino só se aplica ao desenvolvimento de programas para esta plataforma.

Um outro ponto importante é que veremos neste curso o chamado C padrão (ANSI C, ISO C). Os padrões são importantes para que haja uma uniformidade da linguagem entre os diversos fornecedores. Esses padrões são publicados pelo American National Standards Institute (ANSI) e pela International Organization for Standardization (ISO). Os desenvolvedores de software que escrevem em C também são incentivados a obedecer os padrões, pois isso ajuda a portabilidade entre os compiladores. Porém para criar aplicações ricas para desktop ou mobile é preciso recorrer a recursos específicos de um determinado compilador C.

Ambiente de Desenvolvimento

Nós usaremos o Tiny C Compiler desenvolvido por Fabrice Bellard (https://bellard.org/tcc/).  Este compilador segue as especificações C99 (ISO / IEC 9899: 1999).

Muito importante! 0 ambiente operacional é o Microsoft Windows®.

Se você quiser avançar no estudo desta linguagem para para criar aplicações desktop ou mobile, recomendamos uma suite moderna de desenvolvimento como o Visual Studio da Microsoft®. Existe uma versão de nome Community (https://visualstudio.microsoft.com/vs/community/), muito poderosa e gratuita! Ou ainda o DevC++ (http://orwelldevcpp.blogspot.com/) e Code:Blocks (http://www.codeblocks.org/), este último disponível para Linux/Windows.

Faça o download do material de apoio, que contém os arquivos exemplos do curso e um guia de consulta rápida com os principais tópicos e instruções de instalação dos softwares necessários.

Bom curso!

 

Material de apoio 2023-Introducao-a-Linguagem-C.pdf (50 downloads )


EADuino-minicurso-Linguagem-C.zip (40 downloads )

Crédito da imagem

Christopher Robin Ebbinghaus