Shields, Breakout Boards e Bricks

O fantástico da plataforma Arduino é permitir que pessoas não iniciadas em eletrônica e computação possam experimentar ou realizar projetos eletrônicos sem manusear um ferro de solda. É neste espirito que vários desenvolvedores criam circuitos eletrônicos com funções diversas, sem que tenhamos que conhecer detalhes técnicos dos componentes ou outros aspectos de engenharia. O foco é a criatividade 🙂 .

No universo Arduino classificamos estes circuitos prontos para uso como Shields, Breakout Boards e Bricks. Vejamos:

Shields são placas que são conectadas em cima de uma placa Arduino com a finalidade de ampliar as suas funcionalidades. Algumas destas placas permitem que outros shields sejam empilhados. Os Shields possuem funções específicas como controle de motores, rede Ethernet, matriz de LEDs, etc. A comunidade Arduino está em contínuo desenvolvimento destes circuitos para as mais variadas aplicações. Há um site que mantém uma lista dos shields disponíveis ao redor do mundo. Confiram em http://www.shieldlist.org/

Shields - foto: John Boxall
Shields – foto: John Boxall

As Breakout Boards são usadas para fazer a interface entre a placa Arduino e outro dispositivo que se deseja controlar. Em termos de funcionalidade, são iguais aos shields, porém, são placas sem um padrão de layout que permita o seu empilhamento nas placas Arduino. Mas tem uma vantagem sobre os shields, podem ser acopladas a outras plataformas de desenvolvimento (diferentes microcontroladores). A Sparkfun (https://www.sparkfun.com/) possui um catálogo bem variado.

fonte: www.sparkfun.com
fonte: www.sparkfun.com

 

Os Bricks são pequenos circuitos que por vezes não parecem ter função alguma, como uma chave táctil (chave momentânea) ou um LED por exemplo. Nos brinquedos LEGO®, um tijolo (brick) pode ser acoplado a outros tijolos para produzir o que a imaginação ditar e ser desmontado quantas vezes quiser para compor outro objeto. Os bricks eletrônicos são como tijolos LEGO®, quando acoplados a outros bricks facilitam o desenvolvimento de um protótipo podendo ser re-agrupados para formar outros circuitos. É a eletrônica plug and play 🙂 . Vale uma visita também no site da Seeed Studio ( https://www.seeedstudio.com/)

 

 

kit com bricks da SeeedStudio
kit com bricks da SeeedStudio

 


10 respostas para “Shields, Breakout Boards e Bricks”

  1. estou muito feliz em encontrar esse assunto aqui no site,agora vou aproveitar o máximo de conhecimento possível,estou iniciando e tentando iniciar no curso superior em engenharia da computação ,mas como não tenho condições financeiras ainda,vou estudando o máximo que posso .Estou muito feliz .obg ao site.

Deixe um comentário