Acesse o Arduino pela Internet – parte II

 

Na primeira parte colocamos a placa para funcionar na rede interna. Agora é hora de configurar o ambiente para expor a placa para o mundo! Como há muitas tecnologias envolvidas e o nosso principal objetivo é disseminar e simplificar para um público diverso, alguns tópicos não serão aprofundados.

Quando você acessa um site na Internet digitando, por exemplo: https://www.robtronics.com.br/eaduino (URL), há muita coisa nesta pequena sequencia de palavras. http é um protocolo de comunicação (serviço), www.eaduino.com.br é o endereço do site, que é transformado em uma sequencia numérica única (IP), indicando o local que se encontra este site. Desta forma o sistema web localiza o computador que contém a página (conjunto de textos, imagens e sons), faz uma solicitação e mostra esta página através do navegador. Há uma outra informação “embutida” nesta sequencia que é a porta (canal) de comunicação. Por padrão é a porta 80 e é aí que a nossa novela começa.

A operadora NET (NET Virtua) bloqueia algumas portas entre elas a porta 80 para assinantes residenciais. Este bloqueio é apenas para acesso externo, ou seja, alguém na Internet tentando acessar o seu computador. Acredito que as outras operadoras façam o mesmo, pois do ponto de vista de negócio, todos os assinantes residenciais poderiam montar o seu próprio servidor de serviços web (hospedagem de páginas por exemplo) e revendê-los a outros usuários, o que não é uma má ideia 😉 No caso da NET, se você assinar na modalidade empresa esta porta estará liberada. Porém, este pequeno inconveniente não vai impedir o mundo de acessar a nossa placa 🙂

Voltando um pouco a parte I, lembram o endereço digitado no navegador? http://192.168.1.28:81. O endereço 192.168.1.28 pertence a uma faixa de endereços válidos apenas em redes privadas (intranet) e 81 é a porta que escolhemos para atender ao serviço http. Poderia ser outro número? Sim, mas existem regras e padrões, e o mais comum para este tipo de serviço é usar as porta 81, 8008 ou 8080. De qualquer forma, a placa só é visível na sua rede e se fossemos usar apenas para “brincar” não seria necessário colocar o serviço em outra porta, pois a porta 80 é padrão e não está bloqueada para uso interno. Ah, o endereço IP escolhido foi aleatório. Apenas procure não usar 192.168.0.1 ou  192.168.1.1 ou 192.168.1.100. Estes endereços são usados normalmente pelos roteadores e outros dispositivos de rede. Na dúvida, escolha um número e digite na linha de comandos: ping <endereço escolhido> Se aparecer uma mensagem semelhante a esta, o endereço IP está disponível.

comando ping
comando ping

O próximos passos serão:

  • configurar o seu roteador para encaminhar um pedido externo (internet) para porta 81 e o IP interno da sua rede
  • escolher um provedor de serviços, gratuito, que associe um nome válido na Internet com o endereço IP do roteador

Para que este post não fique muito longo, vamos fazer isto na terceira e última parte.

Até lá!

2 respostas para “Acesse o Arduino pela Internet – parte II”

Deixe um comentário