Resistores Fixos e Variáveis – parte I

O resistor é o componente utilizado para limitar a passagem da corrente elétrica e em muitos projetos envolvendo o Arduino como acender um LED, por exemplo, o seu uso é de grande importância. Vimos alguns exemplos no curso Introdução à plataforma Arduino e aplicamos uma fórmula bem simples para acender um LED de forma segura. Neste artigo vamos estender um pouco mais o assunto.

Resistores Fixos

Estes são os tipos mais comuns que você vai encontrar no mercado. Geralmente são baratos (resistores de carbono) e não são muito precisos. Possuem uma tolerância de 5% no seu valor. Então, um resistor com valor indicado de 100 ohms pode ter seu valor real entre 95 e 105 ohms. Se a precisão for um item importante no seu projeto, procure os feitos de metal-film, que possuem tolerância de 1%.

A leitura dos valores dos resistores se faz através de um código de cores, assim como a sua tolerância. A tabela com as cores pode ser facilmente encontrada na Internet ou na apostila do curso Introdução à plataforma Arduino

Com o desenvolvimento e barateamento da tecnologia SMD (Surface Mounting Device), alguns componentes como resistores, capacitores e LEDs, estão cada vez mais presentes nos circuitos. Devido ao tamanho reduzido e sem ferramentas adequadas, não é muito indicado para iniciantes.

resistor-smd
resistores SMD – fonte: http://www.in.all.biz

Em projetos envolvendo o Arduino com LEDs, usamos o resistor como o elemento de proteção, ou seja, o resistor irá limitar a corrente elétrica de tal forma que o LED irá acender sem o perigo de queimar. Para tanto, usamos uma fórmula bem simples, a lei de Ohm:  R = V / I

Onde R é a resistência em ohms, V é a tensão em volts e I é a corrente em ampere.

Antes de aplicarmos a fórmula é preciso saber que os LEDs apresentam uma queda de tensão em seus terminais, que variam conforme a cor, tipo e fabricante. De um modo geral, para aplicações com o Arduino, podemos assumir um valor médio de 2V. Se tivermos em mãos um resistor de 220 ohms, qual será a corrente que vai circular pelo LED?

Substituindo pelos valores presentes no circuito, temos: I = (5 – 2)  / 220

A corrente será de 0,013A (ampere) ou 13mA (multiplicamos por 1000 para obter mili ampere).

Resistores Variáveis

Resistores variáveis geralmente são constituídos por uma faixa/pista resistiva de carbono e um contato que se move ao longo da pista. Há três terminais, um em cada extremidade da pista e um para o contato (cursor). O potenciômetro e o trimpot são exemplos de resistores variáveis que permitem um ajuste manual, girando o eixo até o ponto desejado. Funcionalmente o potenciômetro e o trimpot são iguais. O potenciômetro é usado em situações onde o usuário mexe constantemente no seu ajuste, como em um controle de volume por exemplo. Já o trimpot é usado para calibrar um circuito, ou seja, assim que o valor ideal é obtido “não se mexe mais” no seu ajuste.

Ainda sobre potenciômetros, estes possuem uma curva de variação de resistência linear (lin) ou logarítmica (log) em relação ao ângulo de giro do eixo. Em equipamentos de áudio, normalmente, o controle de volume é log e o controle de tonalidade é lin. Porém os fabricantes colocam a letra A (log) ou B (lin) para indicar o seu tipo.

potenciômetro e trimpot - fonte http://en.wikipedia.org
potenciômetro e trimpot – fonte http://en.wikipedia.org

 Exemplo

Vamos ligar um potenciômetro ao Arduino conforme figura abaixo.

conectando um potenciômetro ao Arduino
conectando um potenciômetro ao Arduino

O valor sugerido para o potenciômetro é de 10K ohms linear. Uma das extremidades é conectada ao pino de alimentação da placa Arduino (5 volts),  o centro vai conectado ao pino analógico 0 (zero) e a outra extremidade vai conectada ao terra da placa Arduino.

Sketch

byte pinoPOT = 0;
float tensaoLida = 0;

void setup() {
  pinMode(pinoPOT, INPUT);
  Serial.begin(9600);
  delay(1000);
}

void loop() {
  /*
    valor lido sera entre 0 e 1023, cada unidade corresponde a 0.0048828125 volts
    ou arredondando: 0.0049V
  */
  tensaoLida = analogRead( pinoPOT ) * 0.0049;
  Serial.print( tensaoLida );
  Serial.println( " volts.");
  delay(200);
}

Pronto para continuar?! Vamos a segunda parte.


 

Deixe um comentário